A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) participou nesta quarta-feira (28) da Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, que ocorreu em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, em Porto Velho e contou com a participação de diretores da CAARO, representantes de comissões temáticas da OABRO, conselheiros, advogados e advogadas, além de diversas entidades, sindicalistas e autoridades.
O objetivo do ato, realizado em mais de 20 capitais do país, foi reagir à limitação das competências constitucionais da Justiça do Trabalho, ocasionada por recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), e ressaltar a importância da valorização dos direitos trabalhistas.
Em seu discurso, Chris Gordon destacou que o movimento se caracteriza como uma ação histórica e crucial. “As recentes ações do Supremo Tribunal Federal, que têm sistematicamente invadido e desrespeitado a competência da Justiça do Trabalho, colocam em risco os direitos sociais e a própria sobrevivência de nossa Carta Política. Estas ações contradizem os princípios fundamentais de nossa Constituição, que consagram a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho”, disse.
O secretário-geral Vinícius Noé, enfatizou o compromisso da advocacia com a proteção da Justiça do Trabalho, ressaltando a responsabilidade dos cidadãos e profissionais do direito em garantir sua independência e eficiência, visando promover a justiça social e mitigar as desigualdades no país.